BLOG COM POSTS, VIDEOS E DOWNLOADS SOBRE MUSICA, NOSSO COMBUSTÍVEL DE TODAS AS HORAS! LET'S DANCE!!


PARA CONTRATAR DJ PARA FESTAS E EVENTOS:
(11) 98205 0904/ (11) 5573 9079
djcreds@hotmail.com

https://www.facebook.com/djcreds
https://soundcloud.com/djcreds
https://twitter.com/djcreds

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Como Funciona Seu Cérebro na Musica

Se você gosta, adora música e fica pensando que poderia começar a aprender a tocar algum instrumento ou até mesmo se tornar um DJ ou produtor musical, você TEM QUE LER este post!

Já ouviu falar de NEUROPLASTIA? Saiba que se trata de um recurso importantíssimo do cérebro humano que nos ajuda em todo e qualquer processo de aprendizado, incluindo o musical. Quando você inicia aulas de canto, ou dedilha as cordas de um violão ou quando está frente a um computador com um programa de produção musical aberto, tudo isso faz acione uma parte do seu cérebro que vai ajudá-lo a evoluir e aprender dia após dia. Ou seja, neuroplastia (ou plasticidade neuronal) é o nome dado a essa capacidade que os neurônios têm de formar novas conexões a cada momento. Por isso, pessoas que sofreram acidentes, às vezes gravíssimos, com perda de massa encefálica, déficits motores, visuais, de fala e audição, vão se recuperando gradativamente e podem chegar a uma determinada idade sem seqüelas. Do mesmo jeito, se você já tem mais de 30 anos (assim como eu) e resolveu aprender algum instrumento musical, não desista, não se desespere. Teu cérebro te ajudará e você notará melhorias significativas em suas habilidades musicais, seja cantando, seja tocando algum instrumento, seja produzindo. Estudiosos da neuroplastia sugerem que 1 hora diária de treino é o ideal para que seus neurônios sejam estimulados suficientemente para novas conexões (sinapses) e, portanto, para avanços no aprendizado.

Uma preciosa dica para quem está começando a tocar (seja um instrumento ou como DJ) é: não se cobre tanto. Leve tudo na esportiva com muito bom humor e paciência. Ficar bom em uma coisa não é impossível mas leva algum tempo. Seu cérebro precisa deste tempo para te ajudar. É a neuroplastia em funcionamento.

Eu, por exemplo, já me peguei várias vezes à frente do software Ableton Live de produção musical com impaciência, mal humor porque o acorde que queria fazer não saia e não combinava com o restante da trilha. Quando isso acontecer, pare, respire, dê uma volta e, se for o caso, retome o trabalho no dia seguinte. A neuroplastia precisa de um tempo que não é o 'seu' tempo. É preciso ter calma. Para vocês terem uma idéia, levam-se às vezes meses para que um produtor musical do porte de nomes como Tiesto, Guetta e Axwell cheguem à versão final de suas músicas. O processo criativo, seja ele qual for, demanda tempo.

O video abaixo é do DJ Vespers, DJ e treinador oficial da ferramente Ableton Live. Ele fala justamente da neuroplastia durante o processo de criação de uma nova musica ou de um djset. Vale a pena assistir.

Um abraço a todos e bom feriadão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário